Engenharia Ambiental

O Curso de Engenharia Ambiental do IFBA propõe-se a graduar e formar profissionais de nível superior, com forte formação tecnológica, utilizando-se também das relações interdisciplinares, com ênfase às questões econômicas, sociais e ético-ambientais.  O objetivo central é oferecer condições ideais para a formação de um engenheiro ambiental sintonizado com os problemas e necessidades do Sudoeste da Bahia, da Bahia e do país.

A atuação do Engenheiro Ambiental é assegurada através da resolução n0 447 de 22 de setembro de 2000 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), que regulamenta o exercício profissional.

Entre as atribuições profissionais destacam-se: controle da qualidade ambiental (redes de monitoramento e vigilância); a gestão e tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; a análises de riscos e avaliação de impactos ambientais; o estudo de sistemas de gestão e planejamento ambiental; a gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental; auditoria ambiental; tecnologias limpas e o estudo de energias renováveis, dentre outras.

As habilidades e competências conferidas ao longo do curso fornecerão condições para que esse profissional trabalhe em atividades de estudo, planejamento, projeto e especificações, consultoria, direção de obra, vistorias, avaliações e laudos, ensino e pesquisa, bem como todas as demais atividades que dizem respeito às ações da Engenharia e que são estabelecidas na Resolução 447/2000 do CONFEA/CREA. Desta forma, as oportunidades de trabalho podem estar em instituições de ensino e pesquisa, órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, organizações não-gover­namen­tais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária, empresas de consultoria, dentre vários outros setores de atuação.

Turno: diurno

Duração mínima: cinco anos (10 semestres)

Modalidade: Bacharelado

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental

Documentos

 

 

Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica foi implantado no IFBA campus de Vitória da Conquista (Antigo CEFET-BA) no ano de 2006 e foi reconhecido pelo MEC em 2011 com conceito 4. Os alunos saem do curso com o seguinte perfil:

Formação generalista com sólidos conhecimentos nas áreas de formação básica, geral e profissional do Curso, incluindo aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais;

  1. Capacidade para resolver problemas concretos, modelando situações reais, promovendo abstrações e adequando-se as novas situações;
  2. Capacidade de análise de problemas e síntese de soluções, integrando conhecimentos multidisciplinares;
  3. Capacidade de elaboração de projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente competitivas;
  4. Capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações para a Engenharia Elétrica;
  5. Capacidade de comunicação e liderança para trabalho em equipes multidisciplinares.

Assim, em consonância com o contexto mundial e a legislação vigente, os profissionais formados pelo Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do IFBA campus Vitória da Conquista deverão atuar nos setores ligados à produção e aos serviços, isto é, em empresas e indústrias ou em atividades autônomas como empreendedores ou profissionais liberais. Desta forma o Curso pretende imprimir qualidade à sua atividade formadora desenvolvendo uma visão crítica e criativa, calcada na ética profissional, tendo como meta alcançar a excelência em nível nacional na formação de profissionais de Engenharia Elétrica.

  •  Como ingressar no curso:

    É necessário participar do processo seletivo através do ENEM. São oferecidas 50 vagas por semestre.

  • Dados Gerais do Curso:

Nome do Curso: Engenharia Elétrica

Ênfases: Eletrotécnica, Eletrônica, Automação e Controle

Informações básicas do currículo

Duração Máxima Duração Mínima Duração Ideal
18 semestres 9 semestres 10 semestres

Período Horário
Diurno 7:10 à 18:20

Regime Vagas por semestre
Semestral 50

Carga horária mínima N. de créditos
3780 horas 258

Plano Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica

Fluxograma do Curso

Saiba mais no site do Curso: http://www.coeel.conquista.ifba.edu.br/ 

Licenciatura em Química

O curso foi implantado no segundo semestre do ano de 2011, sua criação levou em consideração a escassez de profissionais dessa área. Assim, urge a necessidade de formar professores qualificados em Química para atuar principalmente na Educação Básica em escolas da região do sudoeste da Bahia. Além disso, o Curso de Licenciatura em Química (CLiQui), campus Vitória da Conquista, caminha em direção a oferta de um curso de graduação com nível de qualidade adequado, contribuindo para o desenvolvimento de toda a região, pois aumenta o número de vagas no ensino superior, o que produz investimentos e iniciativas voltadas para a formação continuada de professores, bem como o fortalecimento da licenciatura.

Com uma metodologia que permite dar oportunidades para o exercício de práticas pedagógicas desde o ingresso, o curso persegue o ideal de formação de professores competentes capazes de lidar com a realidade de sala de aula e modificar o contexto em que vivem de maneira consciente. Durante o curso, o licenciando em Química, será direcionados a reflexão acerca da prática docente, despertando não só para o conhecimento e desenvolvimento de propostas didático-metodológicas contextualizadas e significativas, mas também para o fortalecimento da pesquisa em educação, mais especificamente de propostas inovadoras para o ensino de Química.

Como Ingressar no Curso de Licenciatura em Química?

O curso de Licenciatura em Química abre inscrições desde o Vestibular 2011 do IFBA. São ofertadas 40 vagas, conforme preceitos legais preconizados pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Rede Básica há a adoção prioritária de 25% das vagas para os professores, em exercício, das redes Estadual e Municipal como forma de permitir-lhes a primeira ou segunda Licenciatura. O curso funciona nos turnos vespertino e noturno com aulas aos sábados, sendo que o turno noturno é predominantemente reservado ao cumprimento dos componentes curriculares obrigatórios.

Campo Profissional

O licenciado em Química poderá atuar no rol de atividades elencadas na Resolução Normativa nº 36, de 25/4/1974 do Conselho Federal de Química (CFQ), contudo levando em consideração a forma de organização dos currículos para formação em Química.

Pesquisas no âmbito do curso

As atividades de pesquisa que têm sido implantadas pelos discentes por meio do desenvolvimento de projetos de iniciação científica e tecnológica, fomentados pelas principais agências de fomento estadual e federal – FAPESB e CNPq – por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI). Em consonância com as metas estabelecidas pela PRPGI no Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 (IFBA, 2014), estão previstas no curso as seguintes políticas:

- Participação nos editais dos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica (PIBIC e PIBIT);

- Aumento da produção científica e tecnológica;

- Fortalecimento da visibilidade científica e tecnológica através da divulgação de trabalhos em eventos científicos;

- Estruturação dos laboratórios de ensino/pesquisa para o desenvolvimento da pesquisa; Estabelecimento de novas parcerias públicas e privadas para o desenvolvimento da pesquisa;

- Estímulo à formação e consolidação de grupos de pesquisa que fortaleçam as áreas estratégicas, bem como a articulação com outras áreas.

O Campus Vitória da Conquista ainda conta com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o curso de Licenciatura em Química, o Programa teve início no Campus a partir do ano de 2012. O Programa disponibiliza 15 bolsas custeadas pelo CNPq e 10 bolsas custeadas pela FAPESB. Os projetos em vigência têm proporcionado aos graduandos, bolsistas do programa, experiências capazes de provocar um diferencial em sua formação, dando-lhe condições de, ao tempo em que acessa os conhecimentos teóricos necessários, aplicá-los na realidade escolar, locus da atuação do docente.

Estrutura de Laboratórios

O IFBA, campus Vitória da Conquista dispõe, atualmente, de um laboratório de Química. No entanto, encontra-se em fase de conclusão a construção de um novo prédio com quatro pavimentos dos quais em um deles, estão sendo construídos cinco laboratórios que atenderão ao curso de Licenciatura em Química, nas áreas de Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-química, Química Analítica e Ensino de Química, bem como três salas de apoio. Para saber mais detalhes clique no link a seguir: Laboratórios de Química.

Outras informações sobre o curso

- Duração: 8 semestres (mínimo), 14 semestres (máximo)

- Carga horária total = 3.455 horas

- Carga Horária de Créditos Teóricos: 1935 horas

- Carga Horária de Créditos Práticos: 495 horas

- Carga Horária de Créditos de Prática de Ensino: 420 horas

- Carga Horária de Estágio Supervisionado: 405 horas

- Carga Horária de atividades complementares: 200 horas

Projeto do Curso de Licenciatura em Química

Portal do Curso do campus de Vitória da Conquista: http://cliqui.conquista.ifba.edu.br/

Para maiores detalhes sobre o curso clique no link a seguir: PPC de Química.

 

CURSOS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 652

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /var/www/conquista/public_html/libraries/joomla/filter/input.php on line 654
Mais Notícias...
A REDE
EVENTOS

LINKS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Vitória da Conquista
Av. Amazonas 3150 - Zabelê - Vitória da Conquista | Telefone: (77) 3426-3355