Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica foi implantado no IFBA campus de Vitória da Conquista (Antigo CEFET-BA) no ano de 2006 e foi reconhecido pelo MEC em 2011 com conceito 4. Os alunos saem do curso com o seguinte perfil:

Formação generalista com sólidos conhecimentos nas áreas de formação básica, geral e profissional do Curso, incluindo aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais;

1. Capacidade para resolver problemas concretos, modelando situações reais, promovendo abstrações e adequando-se as novas situações;
  2. Capacidade de análise de problemas e síntese de soluções, integrando conhecimentos multidisciplinares;
  3. Capacidade de elaboração de projetos e proposição de soluções técnicas e economicamente competitivas;
  4. Capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações para a Engenharia Elétrica;
  5. Capacidade de comunicação e liderança para trabalho em equipes multidisciplinares.

Assim, em consonância com o contexto mundial e a legislação vigente, os profissionais formados pelo Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do IFBA campus Vitória da Conquista deverão atuar nos setores ligados à produção e aos serviços, isto é, em empresas e indústrias ou em atividades autônomas como empreendedores ou profissionais liberais. Desta forma o Curso pretende imprimir qualidade à sua atividade formadora desenvolvendo uma visão crítica e criativa, calcada na ética profissional, tendo como meta alcançar a excelência em nível nacional na formação de profissionais de Engenharia Elétrica.

•  Como ingressar no curso:

É necessário participar do processo seletivo através do ENEM. São oferecidas 50 vagas por semestre.

• Dados Gerais do Curso:

Nome do Curso: Engenharia Elétrica

Ênfases: Eletrotécnica, Eletrônica, Automação e Controle

Informações básicas do currículo

Duração Máxima Duração Mínima Duração Ideal
18 semestres 9 semestres 10 semestres

Período Horário
Diurno 7:10 à 18:20

Regime Vagas por semestre
Semestral 50

Carga horária mínima N. de créditos
3780 horas 258